quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Músicas de Adoniran Barbosa viram histórias para crianças

Para um bom Carnaval, nada como boa música. Agora, imagine uma boa música em formato de história.
Pois é justamente essa mistura que a Cia. Prosa dos Ventos vai fazer no Sesc Belenzinho. Para não deixar a peteca do Carnaval cair, eles transformarão algumas músicas do compositor Adoniran Barbosa em histórias.
No domingo, dia 13/3, é a vez de "Onde estava o Arnesto?", baseada na música "Samba do Arnesto". Já no dia 20, a plateia será embalada com "Trem das Onze".
Para já ir esquentando, eles também contarão histórias durante o feriado de Carnaval. Mas, em vez de músicas, as histórias falarão sobre mulheres importantes dos livros e das lendas. Bruxas e rainhas vão se misturar ao confete e à serpentina.


VALE CONFERIR

Adoniran Todo Prosa
Quando: 13 e 20/3, às 16h

Prosa de Moças
Quando: de 5 a 8/3, às 16h
Onde: Sesc Belenzinho (Rua Padre Adelino, 1000; tel. 0/xx/11/2076-9700)
Quanto: grátis

Fonte: Folha de SP - Folhinha

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Sítio do Picapau Amarelo vai ser municipalizado

por João Carlos de Faria

O Sítio do Picapau Amarelo, onde nasceu o escritor Monteiro Lobato, em Taubaté, a 130 km de São Paulo, será municipalizado neste ano. A transferência da gestão deve ocorrer tão logo a obra de revitalização - de R$ 1,7 milhão, liberados pelo Estado - seja encerrada. A medida foi aprovada pela Câmara Municipal na quarta-feira e deverá ser referendada no dia 23.


Atualmente a prefeitura já custeia despesas do sítio com manutenção e pessoal. Agora, quer ampliar atividades monitoradas, investir em programa de educação ambiental e fomentar o turismo. "Vamos dar uma cara de sítio, como já foi outrora, e promover maior interação com a população", promete o prefeito Roberto Pereira Peixoto (PMDB).

O vereador peemedebista Alexandre Vilela encaminhou à prefeitura, com aval de outros vereadores, proposta de cobrança de R$ 5 por ingresso. Pelo documento, moradores da cidade seriam cadastrados para não pagarem ingresso. Mas, um dia depois, o prefeito negou a informação. "Não é meu pensamento fazer isso. Não vamos cobrar."

O Sítio do Picapau Amarelo está em obras desde março. Foram reformados o telhado e as instalações elétricas e uma jaqueira centenária foi tratada.

Visitas. Cerca de 10 mil pessoas visitam mensalmente o Museu Histórico Pedagógico Monteiro Lobato, que funciona no sítio. Entre as atrações, há uma apresentação teatral com personagens de Monteiro Lobato. São os atores caracterizados que recebem os visitantes. As apresentações ocorrem principalmente aos sábados e domingos, das 9 às 17 horas. Há ainda exposição permanente sobre a vida e a obra do escritor, além de biblioteca com suas obras completas.

Fonte: O Estado de S. Paulo

O Ponto de Peter H. Reynolds

A árvore generosa

A árvore generosa é uma fábula em preto-e-branco sobre a amizade, a consciência ecológica e a passagem para a vida adulta. Os estreitos laços que aproximam o menino e a árvore transformam-se, pouco a pouco, em distância e silêncio. Ela sempre acolhe e oferta; ele tudo pede e retira. A árvore propõe uma relação de troca sincera e desinteressada - essa que o menino parece desaprender quando vira homem. No Brasil, a delicada narrativa criada por Silverstein foi traduzida pelo renomado escritor mineiro Fernando Sabino. Pautando-se pelo respeito aos leitores, a nova edição da Cosac Naify restabeleceu o formato original (e generoso) do livro. Para além das questões ecológicas, ele sugere um horizonte de cidadania e responsabilidade social em escala planetária.

Fonte: Cosac Naify

Teatro de Sombras

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Academia Jedi

"Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante". É assim que os filmes da série "Star Wars" sempre começam. Mas ninguém mais precisa ir tão longe para entrar no universo dos Jedis.
O shopping Vila Olímpia, em São Paulo, promove em fevereiro a "Academia de Jedi". As crianças poderão passar por um treinamento e se transformar em verdadeiros mestres dos sabres de luz.
No circuito, que dura cerca de 30 minutos, os participantes aprenderão a usar o famoso sabre e terão lições de conhecimento Jedi. Tudo isso para resgatar o filho do Jabba, um dos personagens da série.
Calma, os sabres não são de luz de verdade. Na verdade, são de plástico. Mas a diversão está garantida mesmo assim.

VALE CONFERIR
Onde: Shopping Vila Olímpia (rua Olimpíadas, 360; tel. 0/xx/11/4003-4173)
Quando: até 27 de fevereiro
Quanto: grátis

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Menino maluquinho ganha documentário

Já se passaram 30 anos desde que o menino com ventos nos pés e panela na cabeça nasceu.
Em homenagem ao Menino Maluquinho e ao seu criador --o cartunista Ziraldo--, os cineastas Caio Tozzi e Pedro Ferrarini fizeram o documentário "Ele Era um Menino Feliz" (Vila Filmes).
No filme, Ziraldo fala sobre a criação do personagem e sua relação com a literatura infantil. "É uma sorte. A literatura infantil me possibilitou continuar vivendo e trabalhando no Brasil", diz o escritor, que até hoje se emociona com o carinho dos fãs.
Além de Ziraldo, leitores de todas as idades dão depoimento sobre o livro durante a Bienal do Livro de São Paulo 2010.
O filme dura 30 minutos e ainda não tem previsão de lançamento.

Assista ao trailer oficial:




Fonte: Folha de São Paulo - Folhinha

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Estação de metrô traz filmes da Disney e contação de histórias

Quem disse que metrô é lugar de pressa? Em São Paulo, em vez de correr para pegar o próximo trem, as crianças podem aproveitar oficinas culturais e filmes da Disney na estação Paraíso.

A programação faz parte do Projeto Encontros e, durante o mês de fevereiro, trará para as telas do espaço filmes como "Jonas Brothers - o Show" e "Tinker Bell". Além disso, contações de histórias e até charadas com seresteiros também fazem parte do programa. Tudo isso dentro da estação de metrô.

Fora da programação, os visitantes ainda podem se divertir com jogos eletrônicos e com os livros e brinquedos da biblioteca.

Confira a programação:

8/2 - 15h

Oficina "De Canto em Canto uma Charada"
Uma dupla de seresteiras propõe charadas para as crianças e adultos em verso

9/2 - 15h
Tinker Bell

15/2 - 15h
No Reino da Bicharada
Rosita Flores contará quatro histórias sobre aventuras de animais.

16/2 - 15h
Jonas Brothers - O Show

22/2 - 15h
Causos do Arco da Velha
Rosita Flores traz casos relatados pelo estudioso do caipirismo Valter Cassalho, autor de Histórias do Arco da Velha.

23/2 - 15h
Tigrão e Pooh - É Hora de Dormir

Fonte: Folha de SP - Folhinha