segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A escritora Lúcia Hiratsuka relembra as histórias japonesas que ouvia dos avós

por LÚCIA HIRATSUKA


Quantas histórias ouvi na infância, no nosso sítio Asahi, em Duartina, no interior de São Paulo. Até hoje convivo com esses personagens nos livros que crio.
Segundo contava a minha avó, a Yamauba era uma bruxa das histórias japonesas que pegava crianças. Será que ela ficava só nas montanhas do Japão? Ou estaria escondida em algum mato perto do cafezal?
A avó falava também dos kappas, entidades dos lagos e rios, travessos, que vinham roubar pepinos. E o Kaminari? Ele fazia aquele barulho, riscava o céu com relâmpagos, depois espalhava a chuva.
- Cuidado, não deixa o umbigo de fora, o Kaminari pode levá-lo- alertava meu avô. Se trovejava enquanto estávamos no banho, eu e meus irmãos saíamos correndo para pôr roupas. Ter o umbigo roubado? Nunca!
Ah, os onis também viviam me assustando, eram enormes, muito maus. Ao ouvir essas histórias, o problema era ir fazer xixi de noite. Porque a casinha ficava do lado de fora, tudo escuro, só na luz do lampião.
Mas, se era noite de Lua cheia, a avó apontava para o alto e dizia:
- Olha, olha para as manchas na Lua. É o coelho fazendo bolinho de arroz.
- Vó, é a mesma Lua do Japão? - eu perguntava.
- A mesma, o coelho está lá.
Na Lua que boiava acima do cafezal, o coelho socava arroz num pilão.
Quer conhecer mais sobre os personagens famosos nas histórias japonesas? Clique "[aqui]":

Lúcia Hiratsuka é escritora e ilustradora, autora de livros como "Urashima Taro" (ed. Global), "Histórias de Mukashi" (ed. Elementar) e "Contos da Montanha" (Edições SM) e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário