quarta-feira, 6 de abril de 2011

O ABC do livro infantil digital

por Lais Catassini

Para conquistar os futuros leitores, editoras como a Globo Livros e a Abril Educação se preparam para conquistar o público infantil com lançamento de título clássicos, como a adaptação de Reinações de Narizinho, em tablets voltados aos pequenos. Os tablets, como o iPad, são modernos computadores portáteis concebidos para serem usados no dia a dia para jogos, agendas e, especialmente, leitura.

Entre as possibilidades abertas pelo avanço tecnológico, as crianças de hoje têm a oportunidade de adquirir o gosto pela leitura diretamente nas ferramentas digitais de tablets.

Para os educadores, essa migração para a leitura digital tem a vantagem de oferecer interatividade aos leitores e estimular o interesse. Mas a mesma riqueza de recursos multimídias pode ser responsável pela dispersão. “Essas potencialidades do iPad seriam mais interessantes para alguém que já tem experiência prévia de leitura”, crê o professor e supervisor de língua portuguesa do Colégio Santo Américo, José Ruy Losano.

PRÓS
- A interatividade, com narração e animação, estimula a leitura
- O iPad e outros tablets podem carregar diversos livros e dar a chance ao leitor de procurar mais informações na internet
- Apesar do alto custo dos aparelhos, o preço dos livros digitais nos tablets é menor do que o custo dos livros de papel

CONTRAS
- A interatividade pode causar dispersão e atrapalhar a leitura
- Ainda há pouca variedade de livros em português à venda
- O preço dos tablets ainda não é acessível à maioria da população
- Computadores portáteis se tornam obsoletos rapidamente, substituídos por outras versões

Veja Alice no País das Maravilhas para IPAD:

Leia a reportagem na integra clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário