segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Um grande sonho


O álbum ilustrado vencedor do II Prémio Internacional Compostela é um microrrelato de grande valor literário, que transporta o leitor para o fascinante mundo da mitologia maia e para a astronomia. O mexicano Felipe Ugalde contanos a história de um crocodilo que aspira transcender, através do tempo e do espaço, para além, inclusivamente, da sua própria existência no mundo. A sua figura é a metáfora da espécie humana e dos seus indivíduos, na sua ânsia de crescer e de deixar a marca da sua passagem pela vida. Como o crocodilo, têm a convicção de estarem destinados a algo de importante, mesmo sem saber o quê nem como consegui-lo, e nesse percurso devoram tudo em seu redor.
Os astrónomos maias representavam a Via Láctea como uma serpente; uma visão que evoluiu até à imagem de uma canoa em forma de crocodilo.
Por esta riqueza simbólica e pela perfeição conseguida com a técnica do acrílico, Um grande sonho foi o vencedor do certame, de entre 280 obras de 22 países. O trabalho de Felipe Ugalde foi considerado como “o mais completo e equilibrado” pela complementaridade entre texto e imagem, pelo valor metafórico das ilustrações e pelo tratamento do conceito de tempo. Um livro que, para o júri, “não tem idade, porque permite distintas leituras” quer os leitores sejam crianças ou adultos.

Fonte: Kalandraka

Nenhum comentário:

Postar um comentário