Aproveite o título do livro "Elefantes Nunca Esquecem!" para se lembrar da próxima vez que ouvir falar de Anushka Ravishankar. Ok, ok. O nome dela não é assim tão fácil de decorar, mas vai memorizando que vale a pena.
Esta escritora indiana já escreveu mais de 15 livros infantis e cada vez mais desperta atenção e curiosidade de crianças e pais do mundo inteiro, inclusive do Brasil. Ela decidiu tornar-se escritora quando, como afirma, procurava por livros infantis e não encontrou nada que fosse de encontro com seus ideais. Logo, ela mesma resolveu escrever alguns.
Suas obras consistem em formas puras de uma escrita extravagante. Ravishankar dispara versos nonsense sobre temas ligados ao respeito com a natureza e o próximo, e que, às vezes, rimam ou ora seguem uma beleza própria.
Em "Elefantes Nunca Esquecem!", a autora utiliza frases curtas e certeiras que se movimentam com as ilustrações em preto e branco. O enredo explora o senso de amizade, respeito e lealdade quando uma manada de búfalos adota um filhote de elefante e o aceita como membro da família.
Curioso notar com a leitura como a ideia já explorada em outras oportunidades mantém-se viva e presente nas mais diferentes culturas. Ravishankar promove no livro, posteriormente, o encontro do elefante com a manada da qual se perdera.
Anushka Ravishankar |
A dúvida de seguir em frente ou ficar com os que o acolheram é uma lição sempre válida para os pequenos (e adultos). Se há uma escolha correta ou menos dolorosa ninguém nunca saberá, mas que é importante reconhecer e prestigiar o que passou, é sempre bonito e inteligente.
Fonte: Folha de São Paulo - Folhinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário