quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Livro que traz jogos antigos é leitura para curtir com os pais

por GABRIELA ROMEU
As crianças de Mianmar, país da Ásia, pulam amarelinha com a mão na cintura. Em Minas Gerais, casca de banana é usada no lugar de pedrinha durante a brincadeira. E "marelle" é seu nome na França.
Esses e outros pulos desse divertimento estão num livrão que acaba de ser lançado: "Quer Jogar?" (ed. Sesc SP; R$ 99), de Adriana Klisys, com ilustrações de Carlos Dala Stella.
É um livro que não é feito especialmente para crianças, mas elas bem que vão gostar. É cheio de ideias para jogos como mancala, pai de todos eles. E tem ilustrações que compõem um lindo tabuleiro, à espera dos dados.
Mas seu pai ou sua professora devem gostar do livro também. Está aí: é uma leitura para ser curtida e compartilhada com os adultos. No final, ou você ou eles (ou todos?), com certeza, vão lançar a pergunta: "Quer brincar?".
VOCÊ SABIA?
Jogos de tabuleiros têm dados feitos de todos os jeitos e com variados materiais, como concha, osso e madeira. O dado mais antigo já encontrado tem origem na região da antiga Mesopotâmia, onde hoje está o Iraque. Ele tem formato de pirâmide e gravações em dois lados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário