sexta-feira, 11 de maio de 2012

O primeiro livro

por Thais Caramico

No Reino Unido, um programa de leitura ajuda pais a incentivar nos filhos o gosto pelos livros
 
 
Muitos adultos têm dúvidas sobre o quê e como ler para crianças. Além dos temas, a narrativa varia muito e não é sempre que se tem por perto alguém para esclarecer dúvidas. Mas essa é uma das funções de um programa britânico que, além de prestar consultoria, oferece um pacote de livros para crianças de duas faixas etárias: com um ano de idade e pouco antes da alfabetização.

Com o apoio de editoras e livrarias, o Bookstart incentiva crianças e pais a gostar de ler. "A ideia é criar um impacto de atitudes positivas em relação aos livros, com a certeza de que toda criança e também os adultos tenham a oportunidade de experimentar o gosto e o poder da leitura", diz Viv Bird, CEO da Booktrust.

Na prática, a criança completa um ano e ganha o seu primeiro kit: dois livros de capa e miolo grossos e um guia escrito e ilustrado por Catherine e Lawrence Anholt. Nele, os pais aprendem a transformar a vida do filho através da leitura. Tem dicas de como ler, onde ler e como dividir essas experiências com outras pessoas. Quando completa quatro anos, ela recebe um novo pacote. Desta vez, os outros dois livros vêm acompanhados de uma lista de títulos recomendados e de um folheto com dicas de como trabalhar essas histórias.

Por ano, cerca de 3,3 milhões de crianças recebem o kit. Isso representa aproximadamente 95% do número de crianças na Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales. Sem contar com a oferta dos livros especiais, feitos em outras línguas e para crianças com deficiência auditiva ou visual.

Mas o trabalho da Bookstart não para por aí. Além dos pacotes, a organização edita um site com informações sobre o mercado de livros, jogos e depoimentos. E administra também um canal, espécie de clube online, em que os pais se cadastram para receber conselhos e convites para eventos promovidos nas bibliotecas locais, onde é feita a distribuição dos livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário